terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aumento de passagem vira a discussão do dia na 1ª reunião da Câmara de Itabira

Os protestantes contra o reajuste do transporte coletivo de Itabira estiveram na 1ª reunião da Câmara Municipal nesta terça-feira, 1º de fevereiro. Dessa vez, sem nariz de palhaço, eles expuseram durante toda a reunião faixas retratando a insatisfação pelo aumento da passagem da Cisne. Diante da manifestação silenciosa, alguns vereadores elogiaram o movimento dos estudantes por usarem o direito democrático.
O vereador Solimar José da Silva (PSDB) ressaltou que a explicação para o aumento dado pela empresa (a gratuidade para alguns, sendo este benefício mantido pelos pagantes) não procede. Ele assegura que a prefeitura repassa para a empresa de transporte coletivo o valor dessa gratuidade.O vereador Neidson Freitas (PP) solicitou que seja feito uma reunião com o prefeito João Izael Querino Coelho e com os secretários da Fazenda e do Desenvolvimento Urbano para expor quais critérios foram utilizados para o reajuste.Neidson ainda citou o exemplo de João Monlevade, que recentemente congelou o preço do transporte coletivo.O presidente da Casa, Tãozinho Leite (PP), ressaltou que o aumento não passa pela Câmara, mas que irá definir uma comissão para, juntamente com uma comissão formada por líderes do movimento, discutir o assunto o mais rápido possível.
Para o estudante e participante do protesto, Jean Carlos Duarte, 18 anos, as explicações da Câmara de que não sabem os motivos do reajuste não foram convincentes. “A Câmara apresentou um discurso de isenção sobre o aumento da passagem do transporte, mas não concordo muito com isso. Já que a função do poder Legislativo é fiscalizar o Executivo, eles deveriam saber essa explicação para dar a população”, diz.
Novo protesto
“Não estamos brincando, o assunto é coisa séria”. Assim definiu a estudante Renata de Freitas Nepomuceno de Souza, criadora da comunidade no Orkut “Diga não ao aumento da Cisne”, sobre a manifestação ocorrida ontem, 31. Por esse motivo, haverá uma nova manifestação, dia 7 de fevereiro, também às 16h, com a concentração ao lado do terminal rodoviário, seguindo em direção a prefeitura.Além dos protestos, os manifestantes estão recolhendo assinaturas de pessoas insatisfeitas com o aumento. Somente na manifestação de ontem, segundo Renata, já foram conseguidas 500 assinaturas. O documento será enviado ao prefeito João Izael Querino Coelho e aos vereadores. “O abaixo-assinado expressa a insatisfação da população e iremos enviá-lo aos vereadores para que possam fazer um projeto para melhorar essa situação. Os representantes da Cisne não farão nada, mas o poder Executivo e Legislativo da cidade podem”.
 Além dos protestos, os manifestantes estão recolhendo assinaturas de pessoas insatisfeitas com o aumento. Somente na manifestação de ontem, segundo Renata, já foram conseguidas 500 assinaturas. O documento será enviado ao prefeito João Izael Querino Coelho e aos vereadores. “O abaixo-assinado expressa a insatisfação da população e iremos enviá-lo aos vereadores para que possam fazer um projeto para melhorar essa situação. Os representantes da Cisne não farão nada, mas o poder Executivo e Legislativo da cidade podem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário