sábado, 29 de janeiro de 2011

PONTOS TURISTICOS DE ITABIRA - OPÇÃO PARA O SEU FINAL DE SEMANA

SERRADOS ALVES





O povoado da Serra dos Alves surgiu, por volta de 1850, com a exploração do ouro e do cristal, na vertente leste do Macuco do Espinhaço. Hoje, essa região pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, no limite do Parque Nacional da Serra do Cipó, divisor de águas das bacias hidrográficas do São Francisco e Rio Doce.



No povoado ressalta-se o grande adro da capela São José, com características coloniais do século XIX, e as casas em mesmo estilo e alinhamento, todas tombadas pelo COMPHAI (Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira).



Nas festas religiosas destacam-se a homenagem a São José, a Senhora do Rosário e a Festa do Divino, todas acompanhadas pela banda de Marujos Senhora do Rosário, com mais de 100 anos de existência, sendo a primeira de Itabira.


Distrito de Senhora do Carmo



Situado na zona rural de Itabira, o distrito de Senhora do Carmo é cortado pelo rio Tanque, onde explorava-se ouro.

No início do século XVIII, a mineração na região, e isso inclui a exploração de cristais na Serra dos Alves, povoado do distrito de Senhora do Carmo, era o principal objetivo das bandeiras. Porém, os resultados das explorações não foram significativos como as ocorridas em Ouro Preto e Mariana; daí a origem rural do distrito. Nessa época, a população do distrito, incluindo a dos povoados, excedia 3800 habitantes, enquanto a cidade de Itabira não chegava a 1000 habitantes.


Distrito de Ipoema




Situado na zona rural de Itabira, o distrito de Ipoema foi fundado no dia 13 de abril de 1893. Segundo o relato de João de Oliveira (ex-padre da região), no cartório de Ipoema encontra-se um livro de notas, do ano de 1892, contendo a Escritura de Compra e Venda entre as partes: Ernesto Afonso Guerra, Carlos Afonso Guerra, Augusto Afonso Guerra e José Afonso Guerra (outorgantes) e uma comissão composta por José Dionísio da Costa Lage, Neca Pena e Domingos de Araújo (outorgados). No referido documento há diversas cláusulas que responsabilizavam a comissão de fundar um arraial no lugar denominado Padre João ou Pouso Alegre (atual distrito de Ipoema), no distrito de Senhora do Carmo. Caso isso não acontecesse, no prazo de 3 anos os terrenos voltariam a pertencer a família Guerra. Conforme tradição oral, esse documento de compra e venda foi mera formalidade, a fim de evitar que a verdadeira doação não caísse em mãos da igreja católica, dificultando assim, o crescimento do povoado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário